Aprox. 420g de fio flamê de lã (Yanabey), cor mescla verde/azul
Agulhas circulares de 8,00mm (fio de 80 e 60cm)
Marcadores: 8
1 botão
Agulha de trança – agulha de tapeçaria
Amostra: 6 pontos = 5 cm na agulha 8mm (1,2p/cm)
Medidas finais: 40cm do ombro à borda inferior
21cm comprimento corpo + 2cm de borda = 23 cm
37cm de largura corpo (fechado)
20cm cavas (diagonal)
49cm parte mais larga ombros/costas (fechado)
7cm gola
Abreviações:
4p TD – trança à direita = passar 2p p/a agulha de trança e colocar atrás do trabalho, 2m, retornar os 2p à espera e fazer 2m.
4p TE – trança à esquerda = passar 2p p/a agulha de trança e colocar na frente do trabalho, retornar os 2p à espera e fazer 2m.
Receita da trança – trabalhada sobre 12 pontos por 8 carreiras:
Car 1 (dir): 2t, 4p TD, 4p TE, 2t
Carr 2 e todas as pares ( av): 2m, 10t, 2m
Carr 3 e 7: 2t, 8m, 2t
Carr 5: 2t, 4p TE, 4p TD, 2t
Carr 8: repetir carreira 2
Repetir essas 8 carreiras.
Notas: bolero feito começando pelo pescoço com uma trança em cada lateral.
Após a amostra com o fio e agulhas escolhidos, usei este esquema, que gosto muito: http://spincraftpatterns.com/29swSuretoFit.pdf
Esta tabela serve pra qualquer cardigã, apenas refazendo as contas. A 1ª coisa a fazer é tirar suas medidas. Pra um suéter, a receita pede todas as medidas do corpo; então tire todas, pois precisará mais tarde. Neste caso, como o X da questão é um cardigã, que acabou virando um colete, a medida crucial é a do pescoço. Então:
Diâmetro do meu pescoço= 32cm
Minha amostra = 1,2 pontos/1cm
(A) multiplicar pelo diâmetro do pescoço = 38,4
(B) diminuir 4 pontos (costuras) = 34,4
(X) costas – dividir B por 2 = 17,2
(Y) mangas – dividir X por 3 =5,73
(Z) frentes = dividir Y por 2 = 2,86
N = Z +Y+X+Z+Y+4 = 38,38 = 39 pontos - este é o nº de pontos que preciso montar pra fazer a peça.
Modo de fazer:
Montar 39 pontos (N) na agulha circular e trabalhar os aumentos para o começo do cardigã/colete:
1ª carr: 3m (frente Z), colocar marcador, 1m, colocar marcador, 6m (manga Y), colocar marcador, 1m, colocar marcador, 17m (costas X), colocar marcador, 1m, colocar marcador, 6m (manga Y), colocar marcador, 1m, colocar marcador, 3m (frente Z) = 39 pontos.
2ª carr e todas as pares = em tricô
3ª carr: aumentar 1 p no 1º ponto, *meia até o 1º p antes do marcador, 1 aum, passar marcador, 1m, passar marcador, 1 aum*, repetir de *.* seguir em meia até o último ponto e aumentar 1 ponto.
Repetir as carr. 2 e 3 até os pontos de ambas as frentes terem o mesmo nº de pontos que as costas ( 17p X) menos 3 ( Z) = 14 pontos (de cada lado).
Próx. carr.: Montar 3p (Z) ,e não aumentar mais no 1º p; continuar a carr aumentando entre os marcadores, mas não aumentar no último p. e montar 3 p (Z).
Prox. carr – trança:
Continuar tricotando em meia e tricô avesso, fazendo os aumentos da raglã, incorporando a receita da trança nos 12 primeiros pontos e nos 12 últimos pontos.
Nota: aumentar sempre no lado direito do trabalho (meia), a cada 2 ou 3 carreiras (ex. 2 vezes a cada 2 carreiras; 2 vezes a cada 3 carreiras ), pois depende do corpo de cada um; experimentar para ver se a largura está boa pra você.
Trabalhar até a cava (medida em diagonal) tiver com 20cm (aprox. 35 carr).
Divisão para o corpo e as mangas:
Quando a cava atingir 20cm (ou o tamanho desejado) do topo do cardigã, trabalhar os pontos da parte da frente até o marcador, tirar o marcador, (incluindo o ponto de “costura”), fazer em barra 1x1 (1t, 1m) os 28 pontos da manga, voltar, fazer barra 1x1, voltar arrematando os pontos. Montar 4 pontos, juntar as costas e tricotar os 42 pontos até a outra cava e proceder da mesma maneira pra outra manga, montar 4 pontos e continuar a outra frente.
Corpo:
Trabalhar por 21cm, aprox. 33 carr., ou o comprimento desejado, continuando a fazer a trança dos dois lados da peça.
Fazer 3 carreiras em meia (dos dois lados) e arrematar.
Gola/decote:
Levantar uniformemente pontos ao redor do decote, aprox. 56 pontos e trabalhar em meia dos dois lados (cordões de tricô) por 6 carreiras e fazer uma casa para botão a 4 pontos da borda direita: 2mj, 1 laç.; fazer mais 6 carreiras e arrematar todos os pontos.
Acabamento:
Pregar o botão e casear a casa.Passar as sobras de fios entre os pontos do avesso.
Fazer 3 carreiras em meia (dos dois lados) e arrematar.
Gola/decote:
Levantar uniformemente pontos ao redor do decote, aprox. 56 pontos e trabalhar em meia dos dois lados (cordões de tricô) por 6 carreiras e fazer uma casa para botão a 4 pontos da borda direita: 2mj, 1 laç.; fazer mais 6 carreiras e arrematar todos os pontos.
Acabamento:
Pregar o botão e casear a casa.Passar as sobras de fios entre os pontos do avesso.